quinta-feira, 2 de abril de 2009

Dicionário de Internetês - PT Portugal


A nova versão do Dicionário de Internetês chama-se Dicionet. Clique aqui!
Dicionário do Internetês
António Miguel Caetano Ferreira
amcf@esoterica.ptferreira@ifhamy.insa-lyon.fr
1a. edição: Maio 19952a. edição: Agosto 1995

OBJECTIVO
Com isto pretendo documentar (quase) todo o vocabulário utilizado e/ou relacionado com a Internet e redes globais. Como é normal, ainda pode ser muito melhorado pela adição de novos termos ou correcção de eventuais erros existentes. Para qualquer sugestão ou adição, queiram escrever-me directamente para um dos endereços acima. Obrigado.Este documento foi feito com o objectivo de servir de ponto de referência para aqueles cujo "internetês" (a língua utilizada na internet) ainda não seja perfeito! :-)Neste dicionário podem-se encontrar tanto os termos ingleses correntemente utilizados, assim como os termos portugueses correspondentes. O vocabulário está disposto por ordem alfabética.
O meu muito obrigado a todos aqueles que têm enviado sugestões e comentários, indispensáveis à evolução deste dicionário!
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z - Outros
-A-
acceptable use policy - Regras de boa conduta para a utilização correcta da rede e seus serviços. Pode ser um documento distribuído ao novo utilizador de um determinado sistema.
anonymous - Anónimo. Normalmente utilizado para o login num servidor FTP, para indicar que se trata de um utilizador não registado na máquina em questão. A password a fornecer de seguida deve ser o endereço electrónico.
ANSI - "American National Standards Institute", uma organização americana vocacionada para o estabelecimento de normas. Uma dessas normas é também vulgarmente chamada de ANSI e define a transmissão de caracteres de controlo para um terminal, permitindo: tratamento de cores e outros atributos, movimento do cursor, som, etc.
archie - Ferramenta que permite a procura de ficheiros e informações em servidores FTP. Indica-se ao archie o nome do ficheiro (ou parte dele) que deseja encontrar e ele dá-lhe o nome (endereço) dos servidores onde o pode encontrar.
ARPA - Advanced Research Projects Agency. A instituição de defesa norte-americana responsável pela investigação avançada e pela criação da ARPANET.
arpanet - Rede de computadores criada em 69 pelo Departamento de Defesa norte-americano (por intermédio da ARPA), interligando na altura instituições militares. Em meados dos anos 70 várias grandes universidades americanas aderiram à rede, que deu lugar à actual Internet.
article - Artigo. Um texto existente na Usenet/News.
artigo - Um texto existente na Usenet/News.
ASCII - Norma para a codificação de caracteres através de números binários, utilizada em diferentes computadores. Define a codificação dos caracteres com códigos de 0 a 127.
auto-estrada da informação - Um ligação ou conjunto de ligações entre computadores, formando uma rede de redes, de preferência com meios de comunicação extremamente rápidos. Um nome abusivamente usado por vezes (sobretudo nos media tradicionais) para designar a(s) rede(s) actualmente existente(s) (e em particular a Internet), pois uma grande parte delas ainda tem muitas interligações bastante lentas, longe do futuro próximo em que tudo se contará em dezenas de Mbps e Gbps... :-)
AUP - ver acceptable use policy.
auto-estrada electrónica - Ver auto-estrada da informação.
-B-
backbone - Espinha dorsal de uma rede, geralmente uma infraestrutura de alta velocidade que interliga várias redes.
bandwidth - Largura de Banda. Termo que (na linguagem comum) designa a quantidade de informação passível de ser transmitida por unidade de tempo, num determinado meio de comunicação (fio, onda rádio, fibra óptica, etc.). Normalmente medida em bits por segundo, kilobits por segundo, megabits por segundo, kilobytes por segundo, megabytes por segundo, etc. Em canais analógicos, a largura de banda é medida em hertz e está relacionada com o débito efectivo de informação, mas é comum falar-se sempre em Kbps, Mbps ou outra.
baud - Número de mudanças de fase do sinal transmitido por um modem. Muitas vezes confundido com a medida bps (bits por segundo), mas com um significado diferente, se bem que possam ter valores aproximados em modems lentos (nos modems mais rápidos, a cada baud podem corresponder vários bps).
BBS - Bulletin Board System. Computador (1 ou vários) que permitem que os utilizadores se liguem a ele através de uma linha telefónica e onde normalmente se trocam mensagens com outros utilizadores, se procuram ficheiros e programas ou se participa em conferências (fóruns de discussão) divulgadas por várias BBS. Digamos que uma BBS está para a Internet assim como uma cidade está para o Mundo.
bitnet - Rede mundial acessível pela Internet, mas distinta desta, com características educacionais.
browser - Um programa que permite visualizar e utilizar uma dada base de dados, distribuída ou não por vários computadores. Termo normalmente aplicado para os programas que permitem navegar no World-Wide-Web.
BTW - Sigla do inglês "By the Way" (Já agora / Por falar nisso, etc.). Usada em textos de correio electrónico, artigos de news, etc.
-C-
cello - Um programa (browser) para navegar no WWW.
CERN - Centre Européen de Recherche Nucléaire. Centro Europeu de Investigação Nuclear. Um dos centros mais importantes da Internet (e, claro, da investigação física). Nele trabalham centenas (ou mesmo milhares?) de investigadores e a sua "jóia da coroa" é um grande círculo de aceleração de partículas com 27 Km de diâmetro, que fica por baixo de Genebra, na Suiça, actualmente o maior acelerador de partículas existente no Mundo.
CERT - Computer Emergency Response Team. Organismo criado em 1988 pela Darpa, visando tratar questões de segurança em redes, em particular na Internet.
chain letter - Uma carta que é recebida por alguém e enviada para várias pessoas e assim sucessivamente até que se torna excessivamente difundida. Normalmente o seu texto incita à difusão da carta por outras pessoas.
chain mail - Ver "chain letter".
ciberespaço - Por ciberespaço designa-se habitualmente o conjunto das redes de computadores interligadas e de toda a actividade aí existente. É uma espécie de planeta virtual, onde as pessoas (a sociedade da informação) se relacionam virtualmente, por meios electrónicos. Termo inventado por William Gibson no seu romance Neuromancer.
client - Cliente. No contexto Cliente/Servidor, um Cliente é um programa que pede um determinado serviço (por exemplo, a transferência de um ficheiro) a um Servidor, outro programa ou computador. O Cliente e o Servidor podem estar em duas máquinas diferentes, sendo esta a realidade para a maior parte das aplicações que usam este tipo de interacção.
cliente - Ver client.
conexão - Ligação do seu computador a um computador remoto.
correio caracol - Tradução do inglês "snail mail". Ver snail mail.
correio electrónico - Correio transmitido por meios electrónicos, normalmente, redes informáticas. Uma carta electrónica contém texto (como qualquer outra carta) e pode ter, eventualmente, anexo um ou mais ficheiros.
crosspost - Fazer o crosspost de... Acto de enviar para um grupo de news um artigo (ou parte) já publicado (ou a publicar na mesma altura) noutro grupo.
cracker - Indivíduo que faz todo o possível e o impossível para entrar num sistema informático alheio, quebrando sistemas de segurança, para assim poder causar danos.
cyberspace - Ver ciberespaço.
-D-
daemon - Programa que corre (que foi lançado) num computador e está (sempre) pronto a receber instruções/pedidos de outros programas para a execução de determinada acção.
débito - Quantidade de informação por unidade de tempo.
dial-IN - Designação de um tipo de ligação ou de um acto de ligação à Internet, neste caso pelo estabelecimento de uma chamada (telefónica - Dial) para um computador, através de um modem.
dial-UP - Ver Dial-IN.
DNS - Sigla de Domain Name Server. Designa o conjunto de regras e/ou programas que constituem um Servidor de Nomes da Internet. Um servidor de nomes faz a tradução de um nome alfanumérico (p. ex. microbyte.com) para um número IP (p. ex. 192.190.100.57). Por exemplo, no DNS português, gerem-se todos os nomes terminados em pt. Qualquer outro nome será também traduzida pelo mesmo DNS, mas a partir de informação proveniente de outro DNS (isto se essa informação não tiver sido previamente obtida). Além das conversões nome<->IP e IP<->nome, um DNS pode também conter informações sobre como encaminhar correio electrónico até que ele chegue à máquina final.
domain - Domínio. Nome à direita do símbolo @ num endereço electrónico, ou a designação do endereço electrónico de uma determinada máquina, empresa, instituição ou país.
domínio - Ver domain.
domínio público - Algo que está no domínio público (software, p. ex.) é algo que se pode copiar, cortar, colar, queimar, distribuir, deitar ao lixo e nomeadamente utilizar sem pagar o que quer que seja! :-) Normalmente deve ser dado o devido crédito ao(s) autor(es) desse algo.
DOOM - Um dos mais famosos jogos distribuídos em shareware na Internet. Os seus criadores (3 jovens) ficaram rapidamente milionários! :-) Tem vários níveis, efeitos sonoros, é a 3 dimensões e permite que vários jogadores joguem simultaneamente, cada um no seu computador. Um verdadeiro clássico no género (tiros e explosões).
download - Fazer o download de um ficheiro. Acto de transferir o ficheiro de um computador remoto para o seu próprio computador, usando qualquer protocolo de comunicações.
-E-
edu - Sufixo presente em variados endereços na Internet e que designa instituições de ensino/educação (edu=educational) nos EUA.
elm - Um programa/leitor de correio electrónico para ambientes Unix (se bem que também se possam encontrar versões para outros sistemas operativos). À base de menus com escolha de opções por letras e teclas de cursor.
email - Electronic Mail. Correio Electrónico.
email address - Endereço (de correio) electrónico. Ver Endereço Electrónico.
emoticon - ver smiley.
endereço electrónico - É uma cadeia de caracteres, do tipo "nome_utilizador@qqcoisa.empresax.pt" (sem aspas) que identifica univocamente um determinado utilizador dentro da Internet e, em particular, a sua caixa de correio electrónica. Qualquer envio de correio electrónico para esse utilizador deve ser feito para o seu endereço electrónico.
ethernet - Uma das arquitecturas possíveis em redes locais. As redes Ethernet usam normalmente cabos coaxiais (podem também usar outros meios, como um cabo de fios torcidos - tipo linha telefónica - ondas rádio, etc.) que interligam vários computadores. Cada um deles acede à rede em concorrência com os outros, existindo depois regras/convenções que permitem designar qual o computador que deve transmitir informação num determinado instante. A informação pode ser transmitida em modo "Broadcast", ou seja, para todos os outros computadores da rede e não apenas para um só.
eudora - Um programa/leitor de correio electrónico muito completo, existente em várias plataformas, entre elas, os Macintosh e PC (Windows). Recomendado.
-F-
FAQ - Sigla de "Frequently Asked Questions". É um texto que pretende responder, dentro de uma determinada matéria, a Questões Colocadas Frequentemente pelos utilizadores.
fidonet - Uma rede mundial que interliga PC's. Transfere também um tipo próprio de correio electrónico (existindo normalmente a possibilidade de enviar uma carta para alguém na Internet) e grupos de discussão (conferências é o termo exacto) próprios. Digamos que é uma espécie de internet bastante limitada em termos de interacção, difusão, rapidez e heterogeneidade, quando comparada com a verdadeira Internet, mas, é claro, possui uma identidade própria.
finger - Programa para obter informações sobre uma determinada pessoa que tenha um endereço electrónico na Internet. É indicado o endereço electrónico dessa pessoa e ele procura e devolve informação relativa à mesma, após ter inquirido o computador onde essa pessoa tem a sua caixa de correio.
firewall - Parede de Fogo. Medida de segurança que pode ser implementada para limitar o acesso de terceiros a um determinada rede ligada à Internet. Os mecanismos de implementação são variados, percorrendo variados tipos dei controlo por software ou hardware. Num caso limite, a única coisa que uma firewall poderia deixar passar de um lado (rede local) para o outro (resto da Internet) era o correio electrónico (podendo mesmo filtrar correio de/para determinado sítio).
flame - Resposta intempestiva e geralmente provocante a um artigo de news oumail. Um conjunto de flames e contra-flames é chamado uma "flame-war". Normalmente neste tipo de discussão, é dificil chegar a qualquer conclusão...
flame-war - Ver flame.
follow-up - Resposta a um artigo de news com outro artigo de news, mantendo o mesmo tema de discussão.
fórum de discussão - Em inglês, newsgroup. Num fórum de discussão, ou seja, grupo de news, escreve-se (publicamente) sobre o tema indicado pelo nome do grupo.
FQDN - Fully Qualified Domain Name. Nome de domínio completo, tudo aquilo que está à direita do símbolo @ num endereço electrónico, sem que se omita qualquer parte (inclui geralmente a designação do país, da instituição e de um computador, pelo menos). A um FQDN podem corresponder um ou mais endereços IP.
freeware - Software distribuído em regime gratuito, mas segundo alguns princípios gerais como a impossibilidade de alteração de qualquer parte para posterior distribuição, impossibilidade de venda, etc.
FTP - File Transfer Protocol. Designa o principal protocolo de transferência de ficheiros usado na Internet, ou então um programa que usa esse protocolo.
FTP server - Servidor de FTP. Computador que tem arquivos de software acessíveis através de programas que usem o protocolo de transferência de ficheiros, FTP.
full-IP - Ligação total à Internet, através de uma linha dedicada, ou outro meio de comunicação permanente. Assim, todos os serviços da Internet estão disponíveis no computador que possua este tipo de ligação.
FYI - For Your Information. Documento(s) semelhantes aos RFC, mas menos técnicos, contendo informação geral sobre temas relativos aos protocolos TCP/IP ou à Internet.
-G-
gateway - Computador ou matérial dedicado que serve para interligar duas ou mais redes que usem protocolos de comunicação internos diferentes, ou, computador que interliga uma rede local à Internet (é portanto o nó de saída para a Internet).
GIF - Graphic Interchange Format. Formato para ficheiros de imagem, muito utilizado, desde a altura em que foi vulgarizado pela Compuserve.
GNU - GNU's not Unix. Organização/Associação sem fins lucrativos que pretende promover (e promove!) o desenvolvimento de software de todo o tipo (sistemas operativos, compiladores, etc.) comparável ao Unix... mas gratuito! :-)
gopher - Um espécie de parente pobrezinho do WWW. Existente há bastantes mais anos que este, permite a procura de informação em bases de dados existentes em todo o mundo, utilizando-se ou não algumas ferramentas próprias de pesquisa por palavras-chave.
gov - Sufixo dos endereços electrónicos pertencentes às organizações governamentais norte-americanas.
-H-
hacker - Habitualmente (e erradamente) confundido com "cracker", um hacker é, pela última definição dada, um "Problem Solver" - aquele que resolve problemas.
hierarquia - Hierarquia de directórios é o conjunto dos directórios de um determinado sistema de ficheiros, que engloba a raíz e todos os subdirectórios. Os newsgroups também estão divididos numa hierarquia, começando nos níveis de topo (início do nome do grupo: soc, comp, sci, rec, misc, etc.) e sub-divididos em vários temas, dentro de cada designação de topo. Por exemplo, existem vários grupos soc.culture, entre os quais o soc.culture.portuguese. Geralmente, os grupos que comecem pela código ISO de um país (por exemplo, pt) são distribuídos apenas a nível nacional dentro desse país (por exemplo, pt.mercado, pt.geral, etc.)
home page - Página base do WWW de uma instituição ou particular. A página base é uma espécie de ponto de partida para a procura de informação relativa ai essa pessoa ou instituição.
host - Computador central. Também chamado de servidor ou nó, por vezes.
howto - Documento(s) em formato electrónico, que acompanham o Linux (versão de domínio público do Unix, para PC's) e que constituem uma espécie de manual, onde se pode procurar informação sobre quase toda a tarefa de instalação, administração eactualização do Linux.
HTML - Hypertext Markup Language. É uma linguagem de descrição de páginas de informação, standard no WWW. Com essa linguagem (que, para além do texto, tem comandos para introdução de imagens, formulários, alteração de fontes, etc.) podem-se definir páginas que contenham informação nos mais variados formatos: texto, som, imagens e animações.
HTTP - Hypertext Transport Protocol. É o protocolo que define como é que dois programas/servidores devem interactuar, de maneira a transferirem entre si comandos ou informação relativos ao WWW.
-I-
IETF - Internet Engineering Task Force. Um grupo de pessoas que teem a missão de criar soluções técnicas para a evolução da Internet.
IMHO - In My Humble Opinion. Na minha modesta opinião (NMMO). Sigla usada quando alguém deseja exprimir uma opinião e gosta de se manter modesto! :-)
infonauta - Assim como o astronauta é um "viajante interplanetário", um infonauta é um "viajante" no mundo da informação, aquele que navega à procura de informação.
information super-highway - Ver auto-estrada da informação.
internauta - Um internauta é um "viajante" na Internet, aquele que navega na Internet. Internetiano.
Internet - A melhor demonstração real do que é uma auto-estrada da informação. A Internet (com I maiúsculo) é uma imensa rede de redes que se estende por todo o planeta e praticamente todos os países. Os meios de ligação dos computadores desta rede são variados, indo desde rádio, linhas telefónicas, ISDN, linhas digitais, satélite, fibras-ópticas, etc. Criada em 1969 pelo Departamento de Defesa dos EUA (DoD) como um projecto pioneiro de constituição de uma rede capaz de sobreviver a ataques nucleares, foi-se expandindo até chegar ao tamanho e importância que hoje tem (várias dezenas de milhões de utilizadores). Indispensável!
internet - Com um i minúsculo, internet designa uma rede de redes, apenas, e não especificamente a Internet.
internetiano - Aquele que navega na Internet. Internauta.
internic - Uma organização americana que atribui números IP únicos a quem o pedir e é também o gestor da raíz (topo da hierarquia) do DNS mundial.
IP - Internet Protocol. Um dos protocolos mais importantes do conjunto de protocolos da Internet. Responsável pela identificação das máquinas e redes e encaminhamento correcto das mensagens entre elas. Corresponde ao protocolo de nível 3 do modelo OSI.
IRC - Internet Relay Chat. É um sistema que permite a interacção de vários utilizadores ao mesmo tempo, divididos por grupos de discussão. Ao contrário das news essa discussão é feita em directo (diálogo directo textual). Os utilizadores deste sistema podem entrar num grupo já existente ou criar o seu próprio grupo de discussão.
ISDN - Integrated Service Digital Network. Rede Digital Integradora de Serviços (RDIS). É uma evolução das linhas telefónicas actuais baseada em linhas digitais (e não analógicas) capazes de débitos muito mais elevados (a partir de 64 Kbps) e com melhor qualidade. Nomeadamente, é com este tipo de linhas que se pode pensar ter em casa os video-telefones que se veem nos filmes ou exposições tecnológicas. Idealmente, todos os particulares que desejassem ter acesso à Internet usariam uma destas linhas em vez da linha telefónica normal, mas às tarifas actuais... é melhor esperar sentado até que os preços baixem.
ISO - International Standards Organization. Organização internacional para a definição de normas.
-J-
-K-
kermit - Um programa/protocolo de comunicações que permite, entre outros, a transferência de ficheiros entre duas máquinas.
kill file - Filtro para evitar mensagens com certa origem ou certo tema nos grupos de discussÆo da Usenet. É geralmente um ficheiro onde se traduzem, através de regras definidas, quais os artigos que se pretendem evitar.
-L-
LAN - Local Area Network. Rede Local. É uma rede com 2 ou algumas dezenas de computadores que não se estende para alem dos limites fisicos de um qualquer edifício. Normalmente utilizada nas empresas para interligação local dos seus computadores. Existem várias tecnologias que permitem a realização de uma rede local, sendo as mais importantes, a Ethernet e o Token-Ring.
largura de banda - Ver Bandwidth.
latência - Tempo que uma unidade de informação leva a percorrer um dado meio de comunicação. Pode-se, por exemplo, dizer que o tempo de latência de um satélite VSAT é de 300 ms, o que significa que um caracter enviado a partir de um ponto leva 300 ms a chegar a outro, passando pelo satélite.
leased-line - Linha alugada. A maior parte das linhas que ligam as várias máquinas da Internet são linhas alugadas disponíveis permanentemente. Com uma linha alugada, dois computadores encontram-se em conexão permanente. Em Portugal, ainda é um sonho instalar uma, pois é bastante caro.
linha alugada - ver leased-line.
link - No WWW, uma palavra destacada indica a existência de um link, que é uma espécie de apontador para outra fonte de informação. Escolhendo esse link, obtem-se a página de informação que ele desginava que pode, por sua vez, ter também vários links.
Linus Torvalds - The one and only! :-) O inventor do Linux, aquele que teve a ideia e desenvolveu o núcleo (kernel) e algumas ferramentas/utilitarios basicos. A melhor ideia dele foi talvez o facto de o disponibilizar na Internet, tornando-o um sistema operativo de domínio público. Linus foi mais tarde apoiado entusiasticamente por muitos outros "internetianos" ou "internautas" (e não só) formando uma equipa que regularmente constrói novas aplicações, melhora as existentes, corrige erros, etc.
linux - Nome derivado do nome do autor do núcleo deste sistema operativo, Linus Torvalds. O Linux é hoje em dia um sistema operativo com todas as características do Unix, com uma implantação invejável e em constante evolução... e é do domínio público. Normalmente é distribuído em diferentes "releases" que mais não são do que um núcleo (recompilável) acompanhado de programas, utilitarios, ferramentas, documentação, etc. Uma das releases mais conhecidas é a Slackware.
login - Identificação de um utilizador perante um computador. Fazer o login é o acto de dar a sua identificação de utilizador ao computador.
logout - Acto de desconectar a sua ligação a um determinado sistema ou computador.
lynx - Um programa (browser) para ver navegar no WWW. O lynx foi pensado para ser usado em terminais texto, portanto só se pode visualizar a informação textual, ficando a restante (imagens, sons, etc.) disponível para gravação no disco do seu computador para mais tarde ver/ouvir.
-M-
mail - carta electrónica.
mailing list - Uma lista de assinantes que se correspondem por correio electrónico. Quando um dos assinantes escreve uma carta para um determinado endereço electrónico (de gestão da lista) todos os outros a recebem, o que permite que se constituam grupos (privados) de discussão através de correio electrónico.
mail server - Programa de computador que responde automaticamente (enviando informações, ficheiros, etc.) a mensagens de correio electrónico com determinado conteúdo.
MAN - Metropolitan Area Network. Rede de computadores com extensão até algumas dezenas de kilómetros, interligando normalmente algumas centenas de computadores numa dada região.
mil - Sufixo dos endereços electrónicos pertencentes às organizações militares norte-americanas.
mime - Multipurpose Internet Mail Extensions. Conjunto de regras definidas para permitirem o envio de correio electrónico (texto) com outros documentos (gráficos, sons, etc.) anexos.
mirror - Um computador (ou espaço em disco) onde se guarda uma cópia de informação proveniente de outro recurso na Internet. Os utilizadores não precisam de se ligar ao local original e podem obter a informação desejada num dos locais (escolhendo o mais próximo) onde exista uma cópia.
modem - MOdulador DEModulador. Pequeno aparelho (sob a forma de uma carta interna de expansão - a introduzir no interior do seu computador - ou uma caixa de plastico com luzinhas no painel posterior) que permite ligar um computador à linha telefónica, para assim estar apto a comunicar com outros. Muitos dos modems são também capazes de realizar funções de fax. A sua aplicação mais importante será porventura a ligação a BBS ou à Internet (através de um fornecedor de acesso).
mosaic - O primeiro browser gráfico para o WWW, concebido pela NCSA (EUA). Com ele o WWW tomou um grande impulso pois foi a primeira ferramenta a permitir visualizar a informação do WWW de forma gráfica e atraente.
MUD - Multi User Dungeon. Um jogo para vários utilizadores, normalmente presente num qualquer servidor na Internet. É uma espécie de Mundo Virtual onde se podem encontrar e interactuar vários utilizadores. Normalmente, passa-se tudo textualmente (nada de imagens bonitas ou sons espalhafatosos).
multi-frequência - Várias frequências. Deginação para uma linha telefónica em que a marcação de um número é feita por emissão de várias frequências (ou seja, tonalidades em vez de impulsos).
-N-
navegar - Na Internet significa vaguear, passear, procurar informação, sobretudo no WWW. Também se pode dizer surfar, para os mais radicais! :-)
NCSA - National Center for Supercomputing Applications.
net - Rede (de computadores, neste contexto).
Net - Net (com N maiúsculo) é uma abreviatura para designar a Internet.
netiquette - Conjunto de regras e conselhos para uma boa utilização da rede Internet, de modo a se evitarem erros próprios de novatos aquando da interacção com outros utilizadores (mais experientes). A netiquette baseia-se muito no simples e elementar bom senso.
netscape - Um programa (browser) para o WWW. Sucessor do Mosaic e desenvolvido pela mesma equipa de programadores, o Netscape evolui mais rapidamente e está-se a tornar no browser de WWW mais usado, devido às suas características de rapidez, cache, visualização interna de vários formatos de ficheiros, suporte para uma línguagem de descrição de página mais evoluída, etc.
network - Rede (neste contexto, uma rede de computadores, claro).
newbie - Novato. Designação (nalguns contextos) depreciativa dada pelos veteranos da Internet àqueles que a descobriram recentemente.
news - Noticias, em português, mas melhor traduzido por fóruns ou grupos de discussão. Abreviatura de Usenet News, as news são grupos de discussão, organizados por temas (mais de 10.000!), a maior parte deles com distribuição internacional, podendo haver alguns distribuídos num só país ou numa instituição apenas. Nesses grupos, públicos, qualquer pessoa pode ler artigos e escrever os seus próprios artigos. Alguns grupos são moderados, significando isso que um humano designado para o efeito lê os artigos antes de serem publicados, para constatar da sua conformidade para com o tema do grupo. No entanto, a grande maioria dos grupos não são moderados.
newsgroup - Um grupo de news, um fórum ou grupo de discussão.
NNRP - Network News Reading Protocol. Protocolo que permite que um programa leitor de news obtenha a informação (artigos, grupos, etc.) a partir de um servidor de news.
NNTP - Network News Transport Protocol. Protocolo para a transferência dos grupos de news da Usenet e mensagens de controlo.
-O-
offline - à letra: "fora da linha". Significa que nenhuma ligação por linha telefónica ou outra está no momento activa. Por exemplo, a leitura de mail offline implica que se possa ler mail no seu próprio computador sem que ele esteja ligado ao servidor (tendo portanto sido transferidas as cartas para esse computador, previamente). As ligações offline não permitem a navegação interactiva na Internet, pois o computador não pode enviar comandos e receber dados em tempo real.
online - Por oposição a offline, online significa "estar em linha", estar ligado em determinado momento à rede ou a um outro computador. Para alguém, na Internet, "estar online", é necessario que nesse momento essa pessoa esteja a usar a Internet e que tenha, portanto, efecutado o login num determinado computador da rede.
-P-
password - Palavra-chave usada para identificação do utilizador, em conjunto com o login (não sendo este secreto, como o é - deve ser - a password).
PGP - Pretty Good Privacy. Programa para a codificação mensagens de texto, inventado por Philip Zimmerman. Uma mensagem assim enviada é inquebrável e só o seu destinatário a pode descodificar, dando para isso uma chave que só ele conhece.
pine - Um programa/leitor de correio electrónico para ambientes Unix (se bem que também se possam encontrar versões para outros sistemas operativos). à base de menus com escolha de opções por letras e teclas de cursor. Dizem os utilizadores que é mais simples que o elm... Suporta também o formato de mensagens MIME (mensagens de texto com outro tipo de ficheiros anexos).
ping - Pequeno utilitario utilizado para ver se uma determinada ligação se encontra activa e qual o tempo que uma mensagem leva para ir de um ponto ao outro da ligação. O ping envia pacotes (geralmente 64 bytes) para um ponto, que responde enviando um outro pacote equivalente.
port - Porto ou Porta, em português. A interface de sockets, no Unix faz corresponder aos processos daemon um port, onde esse processo se registou na altura do seu arranque e que permite a um programa cliente saber onde se deve ligar. Por exemplo, o servidor de mail (mail daemon) está sempre à escuta no port 25 (até 1023 os ports são reservados ao sistema).
post - Designa um artigo de news, por vezes. Fazer um post significa escrever e enviar um artigo para um grupo de news.
PPP - Point to Point Protocol. O PPP situa-se no nível 2 do modelo OSI (chamado "Data Link Layer"). Através do PPP podem-se usar diversos protocolos de comunicação, como TCP/IP, IPX/SPX, NetBEUI, ..., numa linha telefónica, para que através da mesma um computador pessoal se possa ligar à Internet (ou outra rede, desde que seja usado o protocolo correcto) e usufruir de todos os serviços e aplicações existentes. É uma norma, posterior ao SLIP, mas mais genérica e robusta.
processo - Programa a correr num determinado instante, portanto presente na memoria do computador. Esta terminologia é usada em máquinas Unix, onde se podem ter vários processos a correr ao mesmo tempo.
protocolo - Um protocolo é para os computadores o que uma línguagem (língua) é para os humanos. Dois computadores para poderem transferir informações entre si devem utilizar o mesmo protocolo (ou ter um terceiro que perceba os dois protocolos e faca a tradução).
proxy - Procuração, em português. Um servidor (programa) proxy (ou com capacidades de proxy) recebe pedidos de computadores ligados à sua rede e, caso necessario, efectua esses mesmos pedidos (de HTTP, Finger, etc.) ao exterior dessa rede (nomeadamente, a resto da Internet), usando como identificação o seu próprio número IP e não o número IP do computador que requisitou o serviço. Útil quando não se dispõem de números IP registados numa rede interna ou por questões de segurança.
pt - Código ISO atribuido para identificação de Portugal.
pt-net - Uma mailing list de portugueses, no estrangeiro (principalmente) e em Portugal. É a mais importante mailing list portuguesa e ai se debatem temas de todo o tipo, geralmente relacionados com Portugal.
public domain - Domínio Público.
pulse - Impulso. Uma linha telefónica é por impulsos se não for multifrequências, isto é, os sinais de digitação são enviados por uma serie de pequenos impulsos, separados por espaços. A digitação (e estabelecimento de chamada) neste tipo de linhas é mais lenta.
-Q-
-R-
readme - Leia-me. Ficheiro que deve ser lido antes de se iniciar a utilização ou instalação de um determinado programa, sistema, computador, etc. Contém geralmente informações que podem poupar tempo ao utilizador que pretende fazer algo (e esse algo tem um ficheiro README acessível).
reply - Resposta.
RFC - Request For Comments. Documentos que definem normas e protocolos para a Internet e onde se fazem as discussões de nível técnico para a definição de novos protocolos.
router - Computador, software ou material dedicado que serve para interligar duas ou mais redes efectuando automaticamente a redirecção correcta dos pacotes de informação de uma rede para outra.
RTFM - Read The Fucking Manual. Leia o car"#$% do manual. Termo utilizado para indicar a alguém que deve ler o manual, pois provavelmente anda a fazer perguntas que aí estão claramente respondidas. Numa versão mais soft pode significar "Read the Fine Manual".
-S-
scp - Abreviatura de soc.culture.portuguese, o grupo de news distribuído internacionalmente, dedicado a Portugal e à cultura portuguesa, no sentido lato.
server - Servidor. Um computador na Internet que oferece determinados serviços.
servidor - Computador que oferece serviços.
SGML - Standard General Markup Language. Uma línguagem de descrição de páginas em hipertexto mais geral que o HTML.
shareware - Software que é distribuído livremente, desde que seja mantido o seu formato original, sem modificações, e seja dado o devido crédito ao seu autor. Normalmente, foi feito para ser testado durante um curto periodo de tempo (periodo de teste/avaliação) e, caso seja utilizado, o utilizador tem a obrigação moral de enviar o pagamento ao seu autor (na ordem de algumas - poucas - dezenas de dólares). Quando é feito o registo, é normal receber-se um manual impresso do programa, assim como uma versão melhorada, possibilidade de assistência técnica e informações acerca de novas versões.
.sig - ver signature.
.signature - ver signature.
signature - Assinatura. Geralmente é a porção de texto incluída no fim de uma carta electrónica ou de um artigo de news (neste caso, por norma, deve ser inferior a 4 linhas, de 80 caracteres no máximo cada, sem TAB's nem códigos, para além dos caracteres ASCII normais). Por vezes chamada ".sig" ou ".signature", pois são esses os nomes dos ficheiros que contêm a assinatura propriamente dita.
site - Um "site" da Internet é um dos nós/computadores existentes. Por exemplo, um site FTP é um computador algures que oferece o serviço de FTP (identico a FTP server).
SLIP - Serial Line Internet Protocol. O SLIP implementa o protocolo TCP/IP (o(s) protocolo(s) da Internet) numa linha telefónica, para que através da mesma um computador pessoal se possa ligar à Internet e usufruir de todos os serviços e aplicações existentes. Foi o primeiro protocolo definido para a utilização de TCP/IP em linhas telefónicas.
smiley - São pequenos conjuntos de caracteres ASCII que pretendem transmitir uma emoção ou estado de espirito. Devem ser visualizados de lado, com a folha a 90 graus... Os mais conhecidos são: :-) ou :) :-( ou :( ;-) ou ;)
SMTP - Simple Mail Transport Protocol. Protocolo utilizado entre os programas que transferem correio electrónico de um computador para outro.
snail mail - Em português, Correio Caracol. É o correio tradicional (que é muito mais lento que o correio electrónico, daí o nome).
sockets - O nome da interface em Unix (originalmente, mas também já existente noutras plataformas) que implementa protocolos de comunicação, entre os quais TCP/IP (ou outros: XNS, UNIX, AppleTalk, etc.). Uma interface é um conjunto de chamadas possíveis a bibliotecas que contêm rotinas implementando determinados objectivos, neste caso, comunicação entre máquinas.
SOUP - Simple Offline Usenet Protocol. "Norma" (ou programa) que define como deve ser um pacote compactado de cartas electrónicas e artigos de news, para serem lidos offline, por um qualquer programa leitor que compreenda esse formato.
spam - Publicação do mesmo artigo de news em vários grupos de discussão, geralmente resultando em desperdício de espaço em disco e largura de banda nos meios de transmissão.
sysadmin - System Administrator. O responsável por um sistema.
system V - Uma versão (comercial) do sistema operativo Unix.
-T-
talk - Programa que permite que dois utilizadores (existem versões que permitem mais utilizadores) "dialoguem textualmente" em directo através da Internet.
talker - Um programa servidor que pode manter vários utilizadores ligados ao mesmo tempo, permitindo-lhes a interacção/dialogo textual.
TCP - Transmission Control Protocol. Um dos protocolos Internet do conjunto TCP/IP, que implementa o nível 4 do modelo OSI, através transporte de mensagens com ligação lógica.
TCP/IP - Conjunto de protocolos da Internet, definindo como se processam as comunições entre os vários computadores. Pode ser implementado em virtualmente qualquer tipo de computador, pois é independente do hardware. Geralmente, para alem dos protocolos TCP e IP (porventura os 2 mais importantes), o nome TCP/IP designa também o conjunto dos restantes protocolos Internet: UDP, ICMP, etc.
telnet - Protocolo/programa que permite a ligação de um computador a um outro, funcionando o primeiro como se fosse um terminal remoto do segundo. O computador que "trabalha" é o segundo enquanto que o primeiro apenas visualiza no ecran os resultados e envia os caracteres digitados (comandos) no seu teclado.
thread - Dentro de um grupo de discussão, existem normalmente vários threads. Um thread representa um assunto especifico ai debatido e é composto por um ou mais artigos.
Tim Berners Lee - O homem, na altura investigador do CERN, que definiu/inventou o protocolo HTTP e deu origem ao WWW.
tin - Um leitor de news, com uma estrutura de menus semelhante ao elm (leitor de correio electrónico).
token-ring - Criação da IBM. Uma arquitectura de rede local baseada na passagem de testemunho (token). Um computador ligado à rede só pode transmitir dados se possuir esse token, caso contrário deverá esperar. Em ambientes onde as actividades devam ser executadas em "tempo-real" a rede Token-Ring é por vezes preferida em vez da Ethernet.
tone - Por oposição a "pulse", tonalidade. Numa linha telefónica por tonalidade (multifrequência) a marcação de um número traduz-se no envio de sinais em diferentes frequências (sons diferentes). A marcação de um número (estabelecimento de chamada) neste tipo de linha é mais rapida que numa linha por impulsos.
trn - Threaded News. Um leitor de news, onde os artigos são apresentados por thread's.
trumpet - Trumpet é o nome dado aos programas que implementam e usam o TCP/IP em ambiente Windows, feitos por Peter Tattam. O mais importante é o Trumpet Winsock. Nome da firma.
-U-
UART - Universal Asynchronous Receiver Transmiter. Circuito integrado responsável pelas comunicações através de uma porta serie, num computador.
UDP - User Datagram Protocol. Um dos protocolos do conjunto de protocolos da Internet (habitualmente designado por TCP/IP). Corresponde ao nível 4 do modelo OSI, pois é um protocolo de transporte, sem ligação. Em UDP, uma mensagem é enviada para o destino, sem que haja uma ligação lógica efectuada entre a origem e o destino (semelhante a uma ligação telefónica entre dois pontos). O(s) pacote(s) de mensagens podem então passar por vários nos da Internet até chegar ao destino. Menos fiável que o TCP (outro protocolo de transporte, mas com ligação), mas bastante útil quando a perda de um ou outro pacote não seja importante e se pretende velocidade na transmissão e evitar a sobrecarga de várias ligações lógicas estabelecidas.
unix - Sistema operativo com características de multi-tarefa preemptiva, criado nos anos 70, nos Bell Labs. Desde aí evoluiram muitas variantes diferentes do sistema operativo.
upload - Fazer o upload de um ficheiro. Acto de transferir o ficheiro do seu computador para um computador remoto, usando qualquer protocolo de comunicações.
URL - Uniform Resource Locator. Localizador Uniformizado de Recursos. Metodo de especifição de um determinado recurso na Internet, seja ele obtido por FTP, News, Gopher, Mail, HTTP, etc. Pretende uniformizar o maneira de designar a localização de um determinado tipo de informação na Internet. Exemplo: http://www.insa-lyon.fr - pedido, por HTTP, da home page (WWW) do INSA de Lyon.
usenet - Conjunto dos grupos de discussão, artigos e computadores que os transferem. A Internet inclui a Usenet, mas esta pode ser transportada por computadores fora da Internet.
user - O utilizador dos serviços de um computador, normalmente registado através de um login e uma password.
utilizador - Ver user.
UUCP - Unix to Unix CoPy. Um metodo (antigo, mas ainda usado) para transmitir correio e artigos da Usenet entre computadores. Originalmente feito para fazer a transmissão entre computadores Unix, agora também é possível usa-lo noutro tipo de computadores.
uudecode - Programa para descodificar um ficheiro de texto e transformá-lo no binário correspondente. Juntamente com o uuencode, permite que se transfiram binários (portanto, qualquer software) através de um simples ficheiro de texto.
uuencode - Programa para codificar um ficheiro binário e transformá-lo no um ficheiro de texto. Juntamente com o uudecode, permite que se transfiram binários (portanto, qualquer software) através de um simples ficheiro de texto.
-V-
V.32bis - Uma das normas estabelecidas para os modems e que define a transmissão de dados à velocidade de 14400 bps.
V.34 - Uma das normas estabelecidas para os modems e que define a transmissão de dados à velocidade de 28800 bps.
V.Fast - Uma pseudo-norma definida pelos fabricantes de modems para permitir a transmissão de dados à velocidade de 28800 bps. Obsoleta com a chegada da norma V.34.
V.FC - Ver V.Fast.
viewer - Programa que permite ver (daí o seu nome) um ficheiro gravado num determinado formato. Existem portanto viewers de GIF, de WAV (diz-se também Player, quando se trata de sons), de JPEG, Postscript, etc.
VSAT - Very Small Aperture Terminal. Uma antena VSAT permite a transmissão de dados (envio e recepção) para outra antena VSAT, usando uma parte da banda disponível nos satélites VSAT.
VT100 - Um tipo de emulação de terminal muito frequente na Internet.
-W-
WAIS - Wide Area Information Service
WAN - Wide Area Network. Um rede de computadores que se com extensão de várias dezenas de kilómetros até milhares de kilómetros.
web - Em português, teia. Abreviatura para designar o World-Wide-Web.
whois - Directório que contém informações relacionadas com pessoas e endereços electrónicos na Internet.
winsock - Implementação da interface de sockets para o Windows. Com uma winsock (programa/livraria para o windows) é possível a utilização dos protocolos SLIP e/ou PPP no Windows (estes são os dois mais vulgares, mas podem ser utilizados outros protocolos), ou seja, é possível falar a mesma "língua" que os outros computadores da Internet.
World-Wide-Web - Conjunto dos servidores que "falam" HTTP e informação aí armazenada em formato HTML. O World-Wide-Web é uma grande teia de informação multimédia em hipertexto. O hipertexto significa que se pode escolher uma palavra destacada numa determinada página e obter assim uma outra página de informação relativa (semelhante ao Help do Windows). As páginas podem conter texto, imagens, sons, animações, etc. O World-Wide-Web é uma gigantesca base de dados distribuída acessível de uma forma muito atraente e intuitiva.
WWW - Sigla de World-Wide-Web.
WWW server - Um computador que fornece serviços no WWW, que possui informação acessível no WWW.
-X-
X.25 - Um protocolo de transferência de pacotes, sem ligação lógica, definido pelos operadores públicos de telecomunicações, na Europa (sobretudo para dar dinheiro! :-) )
-Y-
yahoo - Uma ferramenta de procura de informação no World-Wide-Web, criada por dois estudantes universitários americanos. O seu endereço é "http://www.yahoo.com"... aí podem-se encontrar milhões de referências - organizadas por temas - a páginas no WWW. É um dos pontos de pesquisa de informação mais importantes na Internet.
Yanoff - Scott Yanoff. Um homem que se lembrou de criar uma lista (Lista de Yanoff) que contém endereços electrónicos e indicação de outros recursos, para a obtenção de informação na Internet. Essa lista está estruturada em temas (desde Agricultura, Bioquímica, Desporto, etc.) e é regularmente actualizada. Não contém indicações para tudo o que existe na Internet (pois isso é impossível) mas pode ser de grande ajuda.
Xmodem - Um protocolo de transferência de dados por modem, relativamente lento.
Ymodem - Um protocolo de transferência de dados por modem, com alguns melhoramentos em relação ao Xmodem.
-Z-
Zmodem - Um protocolo de transferência de dados por modem, com alguns melhoramentos em relação ao Xmodem e ao Ymodem, em particular, mais rápido.
-Outros-
:-( - Veja smiley. Um smiley com uma expressão triste.
:-) - Veja smiley. Um smiley com uma expressão contente.
;-) - Veja smiley. Um smiley piscando o olho.
@ - Pronuncia-se como o inglês "at" e encontra-se entre o nome do utilizador e o domínio, num endereço electrónico.
Última modificação: 18 Agosto 1995

Nenhum comentário:

TRADUTORES PROFISSIONAIS

NÃO DEIXE DE CONFERIR A NOSSA LISTA DE TRADUTORES!

Este é o espaço reservado para você, tradutor, legendador, intérprete, anunciar o seu trabalho gratuitamente.
O objetivo é alcançar o maior número de clientes para os profissionais de tradução, como também fazer com que este blog seja mais popular entre os que têm os mesmos interesses profissionais.
Envie um email para bettyespindola@gmail.com com os seus dados, resumidamente, como: nome, endereço de email, telefone de contato, pares de língua com os quais trabalha, e a área (literária, técnica, etc), bem como a qualificação do serviço (tradução, legendagem interpretação).
Boa sorte a todos e estejam à vontade para anunciar.