segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

MENSAGEM SUBLIMINAR

Você conhece mensagem subliminar?
Pois bem, as mensagens subliminares costumam ser usadas por pessoas de dois tipos: as vulgares que não conseguem se enquadrar na sociedade culta e apelam para o grotesco a fim de chocar os que não compartilham das suas "vulgaridades" e pelos que são medrosos e nunca têm a coragem suficiente para dizer o que pensam, e passam a mentir ou usar as tais mensagens para agredir seu adversário imaginário.
Esse segundo tipo tem sido um personagem constante com o qual tenho a oportunidade de me confrontar.
A sua última mensagem subliminar, foi de um azar sem nome, porque ao invés de ser uma crítica destrutiva, conseguiu ter um duplo sentido que admite um tremendo elogio.
Posto a seguir a mensagem e os seus dois significados segundo o dicionário Aurélio da palavra "Anta":
anta1[Do lat. anta.] Substantivo feminino. 1.Monumento megalítico formado por grande pedra horizontal que fica sobre outras, menores e verticais. [Cf. dólmen.] 2.Pilastra angular de um edifício.
Assim como Jesus é a pedra angular de toda a humanidade, isso é um enorme elogio para mim, pois tudo que a gente quer nessa vida é ser a pilastra da nossa casa e da nossa família. Esse é o desejo de todo cristão, daquele que obedece aos ensinamentos de Deus e que vive para o bem e não para prejudicar a quem quer que seja. Ao contrário do que a pessoa imaginou, a sua mensagem subliminar veio como uma cachoeira de bênçãos sobre a minha vida. A mensagem de intenção prejudicial, foi mudada durante o seu percurso e atingiu o alvo de forma positiva. Isso é o que Deus faz nas nossas vidas!!!
Já o segundo significado da palavra "Anta" tem sentido pejorativo e é o que é usado pelos frascos e comprimidos, como esta pessoa costuma taxar seus adversários:
anta2[Do ár. al-lam+ < ár.-hisp. e magrebino lam+.] Substantivo feminino. 1.Bras. Zool. Mamífero perissodáctilo da família dos tapirídeos (Tapirus terrestri), distribuído desde a Colômbia até o N. da Argentina. Atinge até 2m de comprimento por 1m de altura, tem quatro dedos na mão e três no pé, e pesa até 180 quilos. Pêlo uniforme, pardacento. A cauda é muito curta, o nariz prolongado em tromba. Vive nas matas, nas proximidades de rios ou lagoas, alimentando-se de frutas e folhas. [Sin., nesta acepç.: anta-gameleira, anta-sapateira, antaxuré, batuvira, pororoca, tapiira, tapir, tapira, tapiretê.] 2.A pele da anta. 3.Gír. Obsol. Fut. Bras. Jogador bisonho, que se deixa levar pelos empresários. 4.Bras. Fam. Pessoa pouco inteligente; tolo, tapado. Substantivo de dois gêneros. 5.Bras. Pessoa pouco inteligente.
Espero somente que da próxima vez em que esta pessoa tente classificar alguém de quem não goste, venha a pesquisar melhor a palavra que vai usar. Geralmente as coisas voltam como bumerangue para os que só destilam o mal.
Significado de subliminar:
subliminar(sub-li) [De sub- + lat. limine, 'soleira', + -ar1.] Adjetivo de dois gêneros. 1.Que é inferior, ou que não ultrapassa o limiar. 2.Psicol. Diz-se de um estímulo que não é suficientemente intenso para que o indivíduo tome consciência dele, mas que, repetido, atua no sentido de alcançar um efeito desejado: propaganda subliminar. [F. paral.: subliminal.]
Bom dia e muito amor a todos que me visitam.

Nenhum comentário:

TRADUTORES PROFISSIONAIS

NÃO DEIXE DE CONFERIR A NOSSA LISTA DE TRADUTORES!

Este é o espaço reservado para você, tradutor, legendador, intérprete, anunciar o seu trabalho gratuitamente.
O objetivo é alcançar o maior número de clientes para os profissionais de tradução, como também fazer com que este blog seja mais popular entre os que têm os mesmos interesses profissionais.
Envie um email para bettyespindola@gmail.com com os seus dados, resumidamente, como: nome, endereço de email, telefone de contato, pares de língua com os quais trabalha, e a área (literária, técnica, etc), bem como a qualificação do serviço (tradução, legendagem interpretação).
Boa sorte a todos e estejam à vontade para anunciar.