sábado, 21 de fevereiro de 2009

CARNAVAL

Hoje é sábado de carnaval e a cidade de Cabo Frio está com a sua população multiplicada em, no mínimo, cinco vezes.
De 200.000 chegamos a 1.000.000 mais ou menos e isso traz inúmeras consequências aos moradores fixos da cidade.
Por um lado, existe o comércio que precisa deste grande movimento das épocas de feriados prolongados e das férias escolares, por outro, passamos por alguns problemas que complicam a vida dos que vivem aqui o ano todo.
Hoje o trânsito estava completamente parado por causa dos blocos de rua. Fora o barulhaço que não deixa ninguém dormir de madrugada.
Ontem, sexta-feira a situação piorou depois da 1 hora da manhã, porque os blocos se desmanchavam e os foliões saíam por aí batucando e falando aos berros nas portas das casas.
Como eu já deixei há muito tempo de gostar de carnaval e prefiro ficar dentro da minha bolha com ar refrigerado ligado e a geladeira bem abastecida, fico imaginando qual a graça que as pessoas encontram em ficar incomodando os que não compartilham do mesmo interesse deles.
Uma coisa é você ficar alegre, gostar de festas e um carnaval com desfiles e fantasias bonitas, a outra é se aproveitar do momento onde as pessoas estão felizes e partir para a ignorância procurando incomodar os outros.
Num país como o Brasil onde o desrespeito passou a ser coisa normal, nem dá para dizer que isso é uma vergonha, mas dá para escrever e escrever sobre o desrespeito ao próximo até o dia em que não houver mais nenhuma forma de expressão livre no nosso país.
E, por falar em desrespeito, quero aproveitar o tópico de hoje somente para dizer que estou a cada dia mais preocupada com a reação de certas pessoas, aparentemente cultas, quanto à liberdade de expressão do seu próximo.
Dia desses, postei um tópico sobre a saída do nosso colega e profissional a quem admiro muito, Danilo Nogueira, na comunidade Tradutores/Intérpretes Br e este tópico foi deletado sem a menor explicação por parte dos moderadores da comunidade.
Ultimamente tem havido um patrulhamento insuportável na comunidade e, basta ser meu tópico, um dos moderadores entra imediatamente falando como se estivesse na casa dele soltando sua ordem, exatamente assim: chega disso ou chega desse tópico. Um absurdo total, porque nem percebe que está agindo como um ditador e em tom desrespeitoso para com uma colega de profissão. Provavelmente é assim que fala dentro da sua casa e pensa que pode fazer o mesmo numa comunidade de profissionais iguais a ele, numa tentativa de se impor. Abuso de poder é um fato que só acontece quando a pessoa é despreparada para a função que exerce e faz confusão com os meios que dispõe em seu poder.
Feio isso, desagradável e péssimo para a sua imagem de profissional.
Tenho absoluta certeza que a intenção é fazer com que eu e mais algumas pessoas saiamos da comunidade que é, com certeza, a comunidade mais interessante para o profissional de tradução.
Várias profissionais já saíram de lá pelos mesmos motivos e, como funcionou antes esse tipo de ditadura, há a continuidade desse tipo de ataque pesado na minha direção e de mais outros colegas.
Ninguém é burro e a imagem que esta pessoa passa de si mesma é a pior possível. Não preciso sequer me defender lá. Basta esta pessoa falar o que fala e demonstrar sua ira nas entrelinhas.
É insuportável o critério de dois pesos e duas medidas diferentes. Tópicos anteriores sobre os mesmos assuntos que o do meu tópico deletado (desaparecido, morto por pauladas virtuais), não foram deletados e permanecem capengas dentro da comunidade. Porém o que eu criei estes dias, foi considerado ruim para o bom andamento do grupo.
Quem com ferro fere, com ferro será ferido. Aguardemos os acontecimentos e só o tempo dirá quem é quem.

Nenhum comentário:

TRADUTORES PROFISSIONAIS

NÃO DEIXE DE CONFERIR A NOSSA LISTA DE TRADUTORES!

Este é o espaço reservado para você, tradutor, legendador, intérprete, anunciar o seu trabalho gratuitamente.
O objetivo é alcançar o maior número de clientes para os profissionais de tradução, como também fazer com que este blog seja mais popular entre os que têm os mesmos interesses profissionais.
Envie um email para bettyespindola@gmail.com com os seus dados, resumidamente, como: nome, endereço de email, telefone de contato, pares de língua com os quais trabalha, e a área (literária, técnica, etc), bem como a qualificação do serviço (tradução, legendagem interpretação).
Boa sorte a todos e estejam à vontade para anunciar.