domingo, 30 de dezembro de 2007

Voltando do Cruzeiro

Depois de 9 dias no mar, ainda balançando em terra firme, volto a postar sobre a deliciosa viagem que fiz no navio Costa Victoria durante o Natal.

Incrível que não consegui descansar, porque as atividades são inúmeras e muito atraentes para serem rejeitadas. Desde o início temos shows, exercícios ao ar livre com música, danças de salão, cassino a todo vapor cheio de idosos jogando, música ao vivo apenas para ouvir e degustar uns salgadinhos com sucos. Enfim, tudo que a gente pediu a Deus.

O ponto forte é a alimentação que tem um esquema extremamente organizado e peca pelo excesso.

Temos um exagero de opções durante quase 24 horas do dia. Os deliciosos pratos preparados por chefs italianos, são servidos a la carte no almoço e no jantar em dois restaurantes internos, bastante refinados e com garções experientes e atenciosos.

No entanto, há os self services nos decks superiores na parte traseira do navio, funcionando das 7 da manhã até às 4 da tarde, com uma variedade de opções gastronômicas de enlouquecer qualquer um. Desde as fatias do salmão defumado ao presunto de Parma, os queijos espetaculares servidos aos borbotões, pãezinhos italianos, croissants, panquecas e pizzas na lenha (não me perguntem como conseguem isso). Tais pizzas ficam à disposição de todos das 4 da tarde às 3 da manhã.

Detalhe: toda a refeição descrita acima está incluida no preço do cruzeiro. Você só paga as bebidas que tomar.

As cidades que mais gostei foram Punta del Este e Porto Belo. Não senti grandes alegrias com Buenos Aires, infelizmente, porque estava um calor insuportável e os taxis nos rejeitavam por sermos 4 adultos. Sofremos bastante até conseguir um caindo aos pedaços cujo motorista corria feito um alucinado fugido da clínica, na saída do Porto em direção ao centro da cidade, e outro que era dirigido por um velhinho muito surdo, com o carro mais velho do que ele, na volta para o Porto. Nem quis conhecer a noite portenha depois do que passei durante o dia. Deixei isso para os mais novos, aventureiros e interessados no Tango mais do que eu.

Não que eu não goste de Tango. Adoro ver, sim. Mas tinha tudo isso dentro do navio e já pago!!! Sem correrias de taxis, motoristas sem nenhuma noção de trânsito, e que rejeitam o cliente na maior cara de pau.

Adiós mi Buenos Aires querida, never more.

No entanto, adorei os argentinos, gente fina, elegante e bonita. Tratamento 100% nas lojas e muito sorridentes. Pelo menos tive essa boa impressão final. Quando saímos do Porto, o navio trazia muito mais argentinos do que brasileiros. Todos muito finos, por sinal.

Em Punta del Este fiz um tour muito bonito, e percebi que o balneário é très chic. Casas de milionários famosos, outras de milionários não tão famosos, construções lindas e extremamente organizadas, e pra quem conhece as casas de milionários americanos posso dizer que ainda achei as de Punta mais bonitas do que as americanas.

Carros importados, lojas aceitando Real, Dolar e Peso Uruguaio. Uma festa total. Pena que fiquei muito pouco lá.

Em Porto Belo fomos recebidos por uma querida amiga da minha filha que nos levou pra conhecer as praias e o comércio local. Uma gracinha de lugar. Muito parecido com Búzios e Angra dos Reis. Iates pra todo lado, gente educada nos atendendo e camarões deliciosos.

Aqui fica o nosso agradecimento à Gi e ao Gui, assim como à família do Gui que nos receberam muito bem naquela cidade linda.

Passamos por Santos, cidade que eu já conhecia, e voltamos para o nosso querido Rio de Janeiro que continua lindo. Coisa espetacular é a entrada na Baía de Guanabara ao chegar logo cedinho na cidade.

Com certeza os argentinos que não conheciam a cidade devem ter ficado deslumbrados com a vista. Espero que tenham conseguido fazer um tour de boa qualidade e com toda a segurança.